domingo, 29 de novembro de 2009

Gestar II- encontro 21 de outubro

GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA

ITAMARAJU, 21 DE OUTUBRO DE 2009

PAUTA DE TRABALHO:

1-Sensibilização;

2- Relato de experiência;

3- Fundamentação teórica;

4- Plano de aula;

5- Socialização;

6- Dinâmica;

7- Avançando na prática;

8-Apresentação coletiva;

9-Avaliação da oficina;

10-A próxima oficina.

Cada vez que nos encontramos é um momento para ser lembrado por muito tempo ,pois o empenho de todos os professores demonstra o quanto todos estão envolvidos nessa formação continuada.

HORA DA CONVERSA

Acontecer...”

“... as coisas que acontecem, é porque já estavam ficadas prontas, noutro ar, no sabugo da unha; e com efeito tudo é grátis quando sucede, no reles do momento.”

O momento de sensibilização foi sensacional porque ouvimos e em seguida tecemos comentários sobre o texto “IDENTIDADE” de Hardy Guedes;

Às vezes, num fim de tarde,

Não sei porque, eu me sinto assim,

Feito alguém sem identidade,

Parece até que eu perdi de mim,

Nas ruas dessa cidade,

No meio desse vai-e-vem sem fim,

Buscando minha verdade

Sem saber pra onde vou, nem de onde eu vim.

Então, eu parto em busca da nascente,

Onde brotei, riacho de água clara,

E vou regar a flor do novo amor

Que no meu peito o coração prepara.

Peço carona a u pé-de-vento

Que passe onde cresça a açucena

Pra aprender como se rouba o cheiro

Da maciez de uma pele morena.

Às vezes, num fim de tarde...(refrão)

Então, eu deito à sombra da mangueira,

Como se fosse fim de primavera,

Pra que a boca, com o gosto do fruto,

Saiba a doçura que a alma espera.

Vou me banhar lá na cachoeira,

Véu de noiva branco como o linho,

Para lavar do peito toda a mágoa,

Da pele, o pó que trago do caminho.

Às vezes, num fim de tarde...(refrão)

Mas eu bem sei que a minha identidade

Mora em meu canto, verso e melodia,

Mora na moça que eu beijo de leve,

Como uma flor que o vento acaricia.

Mora nas asas do meu pensamento

Quando liberta a suave rebeldia

De quem ainda crê, seja possível

Ganhar o pão, sem perder poesia.

Foi um encontro muito proveitoso, onde os professores distribuídos em grupos estudaram a revista NA PONTA DO LÁPIS 3 EM 1- Edição especial: revisitando os gêneros artigo de opinião, memórias literárias e poesia.

Em seguida, os professores receberam mensagens sobre o dia do professor e foram convidados a preparar uma aula

Em seguida em grupos simularam uma aula com o assunto estudado:

Veja algumas:

Objetivo: Produzir mensagens para o dia do professor

Mensagem “AO MESTRE COM CARINHO”

1- Conversa informal sobre o que é ser professor;

2- Leitura silenciosa da mensagem ”Ao mestre com carinho”;

3- Leitura expressiva seguida de comentários;

4- Gênero textual: Mensagem;

5- O professor pedirá aos alunos para pensar na sua trajetória escolar e mencionar o nome do professor que mais marcou sua caminhada. Em seguida cada aluno fará seu relato oral. Logo depois os alunos produzirão mensagens ao professor escolhido;

6- Socialização das mensagens;

7- Produção de um livro com as mensagens;

8- Selecionar algumas mensagens para serem lidas na rádio da escola no dia do professor.

(Arlete, Adilande)

Mensagem “O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO”

Objetivos: Estimular a capacidade reflexiva do aluno;

Explorar a oralidade e argumentação do aluno.

1-Conversa informal sobre o “ser” professor;

2-Dinâmica; dois grupos;

3- Apresentar os aspectos positivos e os negativos;;

4- Dinâmica: Poema fragmentado;

5-Paráfrase;

Tivemos outras também muito interessantes.

Chegamos a hora da avaliação do encontro;

Qual a importância dos gêneros textuais?

Serve de apoio para o professor trabalhar os conteúdos em sala de aula;mais importante que ensinar o gênero é ensinar por meio dos gêneros;

Ajudar os educando a compreender a função social da escrita;

Desenvolver as habilidades de leitura e escrita de textos em relação ao tipo de texto, sua importância e funcionamento nos meios de circulação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário