GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
ITAMARAJU, 21 DE OUTUBRO DE 2009
PAUTA DE TRABALHO:
1-Sensibilização;
2- Relato de experiência;
3- Fundamentação teórica;
4- Plano de aula;
5- Socialização;
6- Dinâmica;
7- Avançando na prática;
8-Apresentação coletiva;
9-Avaliação da oficina;
10-A próxima oficina.
Cada vez que nos encontramos é um momento para ser lembrado por muito tempo ,pois o empenho de todos os professores demonstra o quanto todos estão envolvidos nessa formação continuada.
HORA DA CONVERSA
Acontecer...”
“... as coisas que acontecem, é porque já estavam ficadas prontas, noutro ar, no sabugo da unha; e com efeito tudo é grátis quando sucede, no reles do momento.”
O momento de sensibilização foi sensacional porque ouvimos e em seguida tecemos comentários sobre o texto “IDENTIDADE” de Hardy Guedes;
Às vezes, num fim de tarde,
Não sei porque, eu me sinto assim,
Feito alguém sem identidade,
Parece até que eu perdi de mim,
Nas ruas dessa cidade,
No meio desse vai-e-vem sem fim,
Buscando minha verdade
Sem saber pra onde vou, nem de onde eu vim.
Então, eu parto em busca da nascente,
Onde brotei, riacho de água clara,
E vou regar a flor do novo amor
Que no meu peito o coração prepara.
Peço carona a u pé-de-vento
Que passe onde cresça a açucena
Pra aprender como se rouba o cheiro
Da maciez de uma pele morena.
Às vezes, num fim de tarde...(refrão)
Então, eu deito à sombra da mangueira,
Como se fosse fim de primavera,
Pra que a boca, com o gosto do fruto,
Saiba a doçura que a alma espera.
Vou me banhar lá na cachoeira,
Véu de noiva branco como o linho,
Para lavar do peito toda a mágoa,
Da pele, o pó que trago do caminho.
Às vezes, num fim de tarde...(refrão)
Mas eu bem sei que a minha identidade
Mora em meu canto, verso e melodia,
Mora na moça que eu beijo de leve,
Como uma flor que o vento acaricia.
Mora nas asas do meu pensamento
Quando liberta a suave rebeldia
De quem ainda crê, seja possível
Ganhar o pão, sem perder poesia.
Foi um encontro muito proveitoso, onde os professores distribuídos em grupos estudaram a revista NA PONTA DO LÁPIS 3 EM 1- Edição especial: revisitando os gêneros artigo de opinião, memórias literárias e poesia.
Em seguida, os professores receberam mensagens sobre o dia do professor e foram convidados a preparar uma aula
Em seguida em grupos simularam uma aula com o assunto estudado:
Veja algumas:
Objetivo: Produzir mensagens para o dia do professor
Mensagem “AO MESTRE COM CARINHO”
1- Conversa informal sobre o que é ser professor;
2- Leitura silenciosa da mensagem ”Ao mestre com carinho”;
3- Leitura expressiva seguida de comentários;
4- Gênero textual: Mensagem;
5- O professor pedirá aos alunos para pensar na sua trajetória escolar e mencionar o nome do professor que mais marcou sua caminhada. Em seguida cada aluno fará seu relato oral. Logo depois os alunos produzirão mensagens ao professor escolhido;
6- Socialização das mensagens;
7- Produção de um livro com as mensagens;
8- Selecionar algumas mensagens para serem lidas na rádio da escola no dia do professor.
(Arlete, Adilande)
Mensagem “O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO”
Objetivos: Estimular a capacidade reflexiva do aluno;
Explorar a oralidade e argumentação do aluno.
1-Conversa informal sobre o “ser” professor;
2-Dinâmica; dois grupos;
3- Apresentar os aspectos positivos e os negativos;;
4- Dinâmica: Poema fragmentado;
5-Paráfrase;
Tivemos outras também muito interessantes.
Chegamos a hora da avaliação do encontro;
Qual a importância dos gêneros textuais?
Serve de apoio para o professor trabalhar os conteúdos em sala de aula;mais importante que ensinar o gênero é ensinar por meio dos gêneros;
Ajudar os educando a compreender a função social da escrita;
Desenvolver as habilidades de leitura e escrita de textos em relação ao tipo de texto, sua importância e funcionamento nos meios de circulação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário