domingo, 29 de novembro de 2009

Gestar II - Encontro 07 de outubro

GESTAR II _ Gestão da Aprendizagem Escolar
Itamaraju, 07 de outubro de 2009.
TP 6 _ Língua Portuguesa– Leitura e Processos de Escrita II
Roteiro:
1-Sensibilização;
2-Relato de experiência;
3- Dinâmica;
4-Ampliando as referências;
5-Produção coletiva;
6- Socialização;
7- Avançando na prática;
8- Sistematização;
9- Avaliação;
10- A próxima oficina.

Bem, depois de várias oficinas realizadas como formadora do gestar II em Itamaraju posso afirmar que a cada planejamento sinto-me mais empolgada para levar o que preparo aos cursistas.Todos são muito participativos e realizam as atividades solicitadas com muita dedicação. Percebo que os participantes já fazem uso das atividades dos cadernos sem a obrigação de relatar; o fazem porque apreciam as atividades. A experiência está sendo muito gratificante.
Para o momento de sensibilização desse encontro, todos os cursistas receberam e foram convidados a fazer a leitura do “O X DA QUESTÃO” de Lia Zatz:
Eu já quis ser médica, bailarina, jornalista e muitas outras coisas,não fi nada disso.Fui pesquisadora, tradutora, assessora e outras “oras”.Foi com muito espanto que um dia descobri o “ora” que eu gosto, o de escritora. Por que o espanto? Porque quando eu era pequena achava que escrever era uma chateação: só podia escrever sobre o assunto que a professora queria e ela nem se importava se a história era boa ou não, só em lascar um enorme X vermelho nos meus erros de Português. Por que eu mudei de idéia? Acho que foi por causa das minhas filas: Joana e Diana, nasceram e cresceram ouvindo as histórias que eu contava toda a noite, histórias de Chapeuzinho Vermelho, da Bela Adormecida, Reizinho Mandão,etc. Até que um dia eu resolvi inventar uma história para elas. E gostei. Olhei para todos os lados e não vi minha professora com a caneta vermelha na mão e fui em frente. Antes aos 36 anos do que nunca não é? E você? Não deixe que façam um X vermelho na sua imaginação.
Após reflexão sobre o texto acima os cursistas deram as suas contribuições, e simultaneamente iam fazendo os relatos de experiências vivenciadas por eles ou até mesmo por seus alunos.
Em seguida foi feita uma dinâmica, e cada professor foi convidado a produzir um texto para ser analisado pelo outro colega seguindo orientações da lista de verificação para editoria página 156 do tp6. Foi um momento muito produtivo e prazeroso, pois os professores puderam vivenciar na prática uma análise de seu texto feito por outro colega com ética e responsabilidade.
Abaixo alguns textos produzidos pelos professores cursistas e as fotos quando ambos estavam apresentando as produções escritas.
Para esta atividade levei para sala uma personagem desenhada com roupas do século passado e pintada com as cores pretas e lilás, pedi-os para que observasse a imagem e em seguida produzisse textos referentes a essa imagem.Foi um grande surpresa pois todos se animaram ao realizar tal proposta.
Eis os textos:
O PODER DO AMOR
Cristal era uma princesa belíssima do reino da alegria. Todos a admiravam, pois nunca a vira sem um sorriso nos lábios seus olhos negros amendoados brilhavam ao lidar com sua ocupação preferida: cuidar dos animais e do jardim que tinha em frente seu castelo, mesmo tendo alguém para fazê-lo ela fazia questão de estar ali.Cristal era querida por todos.
Mas, sua madrasta não entendia o porque de tanta felicidade se ela a maltratava tanto.Então resolveu dar sumiço na princesa para ver se ela perdia aquele semblante de felicidade, e a mandou para um lugar escuro, sem verde, sem animais, nem pessoas para que ela pudesse conversar .
Apesar da solidão, Cristal passava os dias cantarolando lindas canções. Ela tinha tanto amor no coração que nada a abalou. Um mês depois sua madrasta a mandou buscar, e tamanha foi sua surpresa quando Cristal a abraçou e lhe disse que estava feliz por estar de volta.
Diante da felicidade que Cristal irradiava, sua madrasta se arrependeu da maldade que fizera com ela, pediu-lhe desculpas e também que a ensinasse a ser feliz como ela.
Cristal esboçando um sorriso irradiante lhe disse: Liberte o amor que existe no teu coração.(Arlimária)




TOCADA PELA SIMPLICIDADE
Era uma senhora muito agressiva ao relacionar com as pessoas. Vivia em seu castelo, longe do convívio com a sociedade e quando encontrava alguém sempre queria impor ordem e respeito a qualquer custo.
Numa bela manhã chegaram em uma excursão algumas crianças para ver como era aquele palácio e essa senhora pode perceber, mesmo de longe pois a mesma não teve coragem de chegar perto das crianças, que a humildade e simplicidade faziam delas os seres mais felizes que já havia visto. Desde então, começou a tratar melhor da aparência e daqueles que viviam ao seu redor cuidando do castelo e tornou-se ma pessoa mais agradável para se conviver.
(Clarisvalda)

AH! COMO DEVE SER BOM VIVER EM UM REINO ENCANTADO
Certa vez, no fim do ano, minha família e eu resolvemos fazer uma viagem para descansar um pouco e também conhecer outros lugares.
Com esse propósito, decidimos, então, ir de carro e parar nas cidadezinhas pelo meio do caminho.
Tudo corria bem quando em uma parada fui ao banheiro e ao voltar não encontrei mais ninguém, nem meu pai, nem minha mãe, nem minha irmã. Nem o carro estava lá. Fiquei desesperada e saí correndo peã pequena cidade na tentativa de encontrá-los, quando de repente, esbarrei em uma mulher alta, magra, elegante, ela vestia um lindo vestido.Quando a encarei, paralisei.Ela não tinha rosto, mas disse: Bem vinda ao Reino Encantado.Neste momento, desmaiei.
A última coisa que me lembro é que acordei no carro dos meus ais e ao olhar para o lado estava à simpática mulher na beira da estrada com uma placa que dizia: Foi bom ter ajudado! (Jaqueline Oliveira)


A RAINHA MAJESTADE

Foi numa bela manhã de sol, que apareceu no palácio do rei Dário, uma linda rainha de olhos verdes, cabelos longos, sorriso exuberante e de aparência extremamente formosa.
A rainha majestade acordara com um desejo enorme de visitar o palácio do rei, quando de repente chegou palácio do rei , para sua surpresa ele não estava.Havia viajado à negócio.Naquele momento ela se sentiu muito triste, e pensou: Vou deixar um bilhete avisando que estive aqui, quem sabe ele não vã me visitar.E assim foi embora com o seu coração doendo .
(Edileuza)
A avaliação desse encontro:
GESTAR II É...
Está em busca constante do conhecimento;
Ampliar horizontes, quebrar fronteiras, desbravar a selva do conhecimento;
É mais um passo para a minha formação profissional;
Um curso que nos faz crescer pessoal e profissionalmente;
O aperfeiçoamento na prática da Língua Portuguesa, com vistas numa aprendizagem significativa para o aluno;
Refletir sobre a prática cotidiana da sala de aula de forma inovadora, crítica, desafiadora e prazerosa;
Aprimorar conhecimentos, e utilizar na sala de aula com nossos alunos;
Aprender mais e mais novas formas para administrar as aulas, aprimorar metodologias, reavaliar nossa prática, repensar nosso papel como educador.
Gestar é a formação continuada, que a cada dia aprendemos mais;
Gestar é uma oportunidade de viver e reviver as possibilidades que a língua materna nos oferece, com a certeza de que ela é dinâmica e contemporânea;
Gestar é aperfeiçoamento do conhecimento na prática;
É qualificação profissional!
É... olhar o ensino da língua portuguesa de forma prazerosa;
É o momento de aperfeiçoar os conhecimentos e buscar novas maneiras de trabalhar incentivando os alunos;
Gestar é... Redescobrir e aplicar aquilo que aprimoramos.
Veja as fotos desse encontro fascinante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário