quarta-feira, 3 de junho de 2009


ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

O PORTIFÓLIO é um arquivo no qual se pode visualizar o caminhar do profissional,ou do aluno. Nele constam atividades mais antigas, reflexões, textos que tocam o coração do autor do portfólio,fotos, textos teóricos, registros e imagens diversas.

Alguns critérios devem ser levantados para a produção e avaliação do portfólio.

  1. Memorial;
  2. Reflexão sobre o lócus do formador e do cursista(escola,cidade,estado...);
  3. História das leituras individuais;
  4. Registro reflexivo das 40 horas de formação inicial;
  5. Registros da formação com os cursistas:fotos, planejamentos, textos. Dinâmicas;
  6. Apreciação crítica de um livro literário por mês;
  7. Apreciação crítica de um texto teórico por mês ou bimestre dentre os que estão sugeridos nos TPS

SUGESTÕES:

1- Criação do BLOG, e todos esses registros deverão ter data para a publicação e verificação do formador.

2- Na impossibilidade da criação do BLOG, o professor cursista poderá entregar uma pasta ao professor Formador, para que a cada oficina seja entregue relatórios,textos e fotos que serão arquivados nas pastas.Dessa forma, evita-se que o professor protele a criação do portfólio e ao final do ano desista do curso, por não ter tempo para construir material tão extremo

Coordenadora - Lurdes Marina

Formadora - Inês Bastos

ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO PORTFÓLIO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

[...]

Um portfólio é muito mais que um arquivo cheio de coisas.É uma coleção sistemática e organizada de evidências usadas pelos docentes e alunos para acompanhar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do aluno numa área específica.

É, caracteristicamente, uma compilação de vários trabalhos produzidos e colecionados durante a experiência em determinado curso, com ensaios auto-reflexivos escritos especialmente para o PORTFÓLIO. Os trabalhos são usados para demonstrar habilidades específicas, competências e valores consistentes com as metas e objetivos do programa ou da universidade.

Um portfólio deve conter alguns elementos como: capa, folha de rosto, sumário, introdução,desenvolvimento e conclusão

- CAPA: deve conter informações como instituição, nome l do autor, local(cidade) e ano;

- FOLHA DE ROSTO: apresenta os elementos necessários à identificação do trabalho e deve conter o nome do autor (em caixa alta), nome do professor (em caixa alta),finalidade do portfólio, local(cidade),data(mês e ano);

-SUMÁRIO: é a enumeração das divisões e capítulos, na ordem que se encontra no trabalho e com indicação da página inicial correspondente ;

-INTRODUÇÃO: é uma justificativa, onde você vai explicar o que é o trabalho, a importância dele;

-DESENVOLVIMENTO: deverá conter as atividades do programa GESTAR que foram aplicadas com os alunos, a análise do professor sobre as atividades aplicadas e parecer crítico sobre as etapas do projeto apresentado ao GESTAR e aplicado na unidade escolar;

-CONCLUSÃO: é a parte onde se devem fazer as considerações finais com relação ao portfólio e expor o que deste acrescentou e a importância da elaboração do trabalho.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO

ADEQUADO

REVER

1. Apresenta um conjunto organizado dos trabalhos.

2. Revela criatividade.

3. A justificativa evidencia um texto pessoal, coerente, revelando a real intenção do trabalho.

4. Apresenta todas as atividades socialistas pelo programa.

5. Apresenta análise crítica e reflexiva sobre as atividades aplicadas.

6. O trabalho apresentado revela boa utilização das atividades e estratégias apresentadas pelo programa

7. Revela atitude interacionista, com mediações constantes, durante as atividades descritas.

8. Descreve as etapas do projeto elaborado para o programa.

9. Comprova as etapas do projeto ou das outras atividades realizadas com fotos e atividades anexadas

10. Atendeu ao cumprimento dos prazos (pontualidade).

11. Apresenta conclusão e avaliação do seu crescimento durante o processo.

12. Apresenta conclusão e avaliação do crescimento do aluno durante o processo.

PROJETO

O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:

1- TEMÁTICA: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade da sala de aula;

2- PROBLEMÁTICA: definir uma situação –problema a ser focada mediante seu desenvolvimento;

3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: definir os conceitos e a teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas;

4- OBJETIVOS: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação;

5- METOLODOLOGIA: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados para a sua realização;

6- CRONOGAMA: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos;

7- EQUIPE DE TRABALHO: definir s áreas de conhecimento envolvidas. Assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições;

8- AVALIAÇÃO: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.

A construção do projeto deve se dar ao longo dos encontros, devendo girar em torno do tema leitura e abrangendo outras disciplinas na escola.

Itamaraju - Ba

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