ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS
O PORTIFÓLIO é um arquivo no qual se pode visualizar o caminhar do profissional,ou do aluno. Nele constam atividades mais antigas, reflexões, textos que tocam o coração do autor do portfólio,fotos, textos teóricos, registros e imagens diversas.
Alguns critérios devem ser levantados para a produção e avaliação do portfólio.
- Memorial;
- Reflexão sobre o lócus do formador e do cursista(escola,cidade,estado...);
- História das leituras individuais;
- Registro reflexivo das 40 horas de formação inicial;
- Registros da formação com os cursistas:fotos, planejamentos, textos. Dinâmicas;
- Apreciação crítica de um livro literário por mês;
- Apreciação crítica de um texto teórico por mês ou bimestre dentre os que estão sugeridos nos TPS
SUGESTÕES:
1- Criação do BLOG, e todos esses registros deverão ter data para a publicação e verificação do formador.
2- Na impossibilidade da criação do BLOG, o professor cursista poderá entregar uma pasta ao professor Formador, para que a cada oficina seja entregue relatórios,textos e fotos que serão arquivados nas pastas.Dessa forma, evita-se que o professor protele a criação do portfólio e ao final do ano desista do curso, por não ter tempo para construir material tão extremo
Coordenadora - Lurdes Marina
Formadora - Inês Bastos
ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO PORTFÓLIO
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
[...]
Um portfólio é muito mais que um arquivo cheio de coisas.É uma coleção sistemática e organizada de evidências usadas pelos docentes e alunos para acompanhar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do aluno numa área específica.
É, caracteristicamente, uma compilação de vários trabalhos produzidos e colecionados durante a experiência em determinado curso, com ensaios auto-reflexivos escritos especialmente para o PORTFÓLIO. Os trabalhos são usados para demonstrar habilidades específicas, competências e valores consistentes com as metas e objetivos do programa ou da universidade.
Um portfólio deve conter alguns elementos como: capa, folha de rosto, sumário, introdução,desenvolvimento e conclusão
- CAPA: deve conter informações como instituição, nome l do autor, local(cidade) e ano;
- FOLHA DE ROSTO: apresenta os elementos necessários à identificação do trabalho e deve conter o nome do autor (em caixa alta), nome do professor (em caixa alta),finalidade do portfólio, local(cidade),data(mês e ano);
-SUMÁRIO: é a enumeração das divisões e capítulos, na ordem que se encontra no trabalho e com indicação da página inicial correspondente ;
-INTRODUÇÃO: é uma justificativa, onde você vai explicar o que é o trabalho, a importância dele;
-DESENVOLVIMENTO: deverá conter as atividades do programa GESTAR que foram aplicadas com os alunos, a análise do professor sobre as atividades aplicadas e parecer crítico sobre as etapas do projeto apresentado ao GESTAR e aplicado na unidade escolar;
-CONCLUSÃO: é a parte onde se devem fazer as considerações finais com relação ao portfólio e expor o que deste acrescentou e a importância da elaboração do trabalho.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO | ADEQUADO | REVER |
1. Apresenta um conjunto organizado dos trabalhos. | | |
2. Revela criatividade. | | |
| | |
4. Apresenta todas as atividades socialistas pelo programa. | | |
5. Apresenta análise crítica e reflexiva sobre as atividades aplicadas. | | |
6. O trabalho apresentado revela boa utilização das atividades e estratégias apresentadas pelo programa | | |
7. Revela atitude interacionista, com mediações constantes, durante as atividades descritas. | | |
8. Descreve as etapas do projeto elaborado para o programa. | | |
9. Comprova as etapas do projeto ou das outras atividades realizadas com fotos e atividades anexadas | | |
10. Atendeu ao cumprimento dos prazos (pontualidade). | | |
11. Apresenta conclusão e avaliação do seu crescimento durante o processo. | | |
12. Apresenta conclusão e avaliação do crescimento do aluno durante o processo. | | |
PROJETO
O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:
1- TEMÁTICA: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade da sala de aula;
2- PROBLEMÁTICA: definir uma situação –problema a ser focada mediante seu desenvolvimento;
3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: definir os conceitos e a teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas;
4- OBJETIVOS: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação;
5- METOLODOLOGIA: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados para a sua realização;
6- CRONOGAMA: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos;
7- EQUIPE DE TRABALHO: definir s áreas de conhecimento envolvidas. Assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições;
8- AVALIAÇÃO: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.
A construção do projeto deve se dar ao longo dos encontros, devendo girar em torno do tema leitura e abrangendo outras disciplinas na escola.
Itamaraju - Ba
Nenhum comentário:
Postar um comentário